terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fim do Mundo?

Cientistas desmentem ou mesmo adiam o Fim do Mundo

[Matéria retirada na  íntegra do seuHistory.com]

Nasa desmente rumores de que o mundo estaria prestes a acabar

NASA DESMENTE RUMORES DE QUE O MUNDO ESTARIA PRESTES A ACABAR

[em 03 de dezembro de 2012]

Por conta de uma avalanche de cartas e e-mails recebidos, a Nasa resolveu se pronunciar sobre os rumores de que o mundo estaria prestes a acabar no próximo dia 21 de dezembro. De acordo com a Agência Espacial dos EUA, crianças e jovens estão preocupados com uma suposta proximidade do apocalipse, pessoas falam em suicídio e, em casos mais graves, um professor escreveu que pais de um aluno estariam pensando em matar os filhos para que estes não presenciassem o fim dos tempos.

Diante da situação, a Nasa convocou uma conferência online com a participação de diversos cientistas e também criou uma seção em seu site oficial para "desmentir" esses rumores.

A crença de que o mundo estaria prestes a terminar possui várias origens. Uma delas é de que o dia 21 de dezembro seria a última data do calendário da civilização maia. Outro rumor veio dos textos do escritor Zecharia Sitchin. Nos anos 70, ele teorizou que os sumérios, civilização que povoou a Mesopotâmia, previu que um planeta se chocaria com a Terra.

De acordo com a Nasa, este suposto choque já estava previsto para maio de 2003, mas “como nada aconteceu, a data foi alterada para 2012, para coincidir com o fim de um ciclo no antigo calendário maia", diz o site da Nasa.

Sobre o calendário maia, a Nasa esclarece que o dia 21 de dezembro de 2012 também seria apenas o fim de um ciclo, assim como acontece com os “calendários de cozinha” no dia 31 de dezembro.

A Nasa enfatiza que nada indica que planetas do sistema solar "estejam se alinhando", ou que uma tempestade solar possa ocorrer no final de 2012 e muito menos que algum planeta vá se chocar contra a Terra.

Artigo relacionado


[Comentário do Blog]

A respeito do fim do mundo, aqui no Brasil não se ouviu tanto rumor nem mesmo pavor em torno desta data, embora a mídia externa fale de alguns exageros de pessoas em várias partes do mundo. Aqui, se não fosse as redes de televisão por assinatura (Grupo Discovery [DiscoveryChannel], Fox [NationalGeographicChannel] e HBO [HistoryChannel]) iríamos passar em branco. 

Mas um veículo de comunicação de grande alcance, as revistas da WatchTower, que possuem a maior tiragem e tradução do mundo, publicaram na sua edição de Janeiro de 2013 de A Sentinela (disponível on-line em http://goo.gl/9W6MD): 

"Quais eram suas expectativas para o dia 21 de dezembro de 2012? Com base no calendário maia, muitos pensavam que o mundo passaria por grandes mudanças nesse dia. Dependendo do que você esperava, talvez se sinta aliviado, desapontado ou indiferente. Será que foi só mais uma profecia equivocada sobre o fim do mundo?"

De modo que não há motivos para desespero o mundo não vai acabar e segundo a própria WatchTower a muito publica, o mundo, o planeta não vai acabar e cita até um texto bíblico: "Ele fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; Não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre."Salmo 104:5.



Chuva de Meteoros

[Retiradona ínetgra de seuHistory.com]


METEOROS GEMINÍDEOS PROMETEM SHOW DE “ESTRELAS CADENTES” NOS PRÓXIMOS DIAS

de 04 de dezembro de 2012


A esperada chuva de meteoros Geminídeos promete colorir o céu da Terra neste mês de dezembro, com o seu auge nos dias 13 e 14. Trata-se de uma das mais esperadas do calendário, com radiante na constelação de Gêmeos. Enquanto a maior parte dos meteoros tem origem a partir de pedaços de cometas, os Geminídeos partem de um asteroide chamado Phaethon 3200, que lançou para o espaço pedaços e detritos que estão em órbita. Todo mês de dezembro, a Terra passa por essa nuvem de objetos, que dão um magnífico show de “estrelas cadentes”.

Esta chuva de meteoros tem início no começo de dezembro e seu auge está previsto para as noites de 13 e 14 de dezembro, após a meia-noite. Na noite do dia 13, a ocorrência poderá ser em torno de 20 por hora ou mais. O espetáculo, que poderá ter até bolas de fogo, será melhor visualizado no Hemisfério Norte. No Sul, os meteoros poderão ser vistos ao norte do horizonte, próximo da região de Órion e de Júpiter.

Artigo relacionado
Earth Sky.org

Imagem do blog PequenoAstrônomo [http://goo.gl/mrhP5]


Este fenômeno é comum todos os anos nesta época, às vezes chamadas de estrelas cadentes natalinas. O motivo desta chuva de meteoritos é quando a Terra passa por um rastro de poeira e detritos, geralmente deixados por um cometa.